BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
2 Fale Conosco
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos
Busca Inteligente

Blog » Entenda como funciona a permuta de terrenos

Publicado na Sexta, 31 de janeiro de 2020, 12h18
Entenda como funciona a permuta de terrenos

Você sabe o que é permuta de terrenos? Não? Então, confira esse post onde vamos te explicar como funciona a permuta de terrenos.

Em tempos de crise na economia e com a falta de dinheiro, há construtoras que aceitam a permuta de terrenos em troca de apartamentos, lojas e casas. Não entendeu? Vamos explicar de forma simples!

A permuta de terrenos consiste em entregar o terreno em troca de uma casa, apartamento ou outro imóvel do interesse do proprietário.

Algumas construtoras podem tentar convencer o dono de um terreno em fazer a troca, em vez de buscar a venda do imóvel, pois por meio de cálculos demonstrarão que é mais vantajoso receber as unidades, porque elas resultarão em um lucro de até 50% a mais do que a venda à vista do terreno.

De fato, receber 50% a mais do que o valor do terreno é algo muito atrativo, porém quem for fazer isso precisa tomar muito cuidado e só fazer tendo como base o que está disposto na lei que trata sobre o Condomínio em Edificações e as Incorporações Imobiliárias que consta no Código de Defesa do Consumidor, lei 5.591/64.

 

O vendedor acreditando que vai dar tudo certo, aposta na permuta e conta com a ajuda de uma consultoria oferecida por um engenheiro, arquiteto ou advogado que são os profissionais que podem fazer isso.

A pessoa acha que é caro pagar 2% e não se preocupa com o que pode acontecer, mas ao contar com o profissional correto, as dores de cabeça futuras serão evitadas e o consultor saberá como agir a fim de auxiliar o cliente até que o contrato seja feito.

É importante deixar claro que o interessado no terreno pode oferecer ao proprietário como forma de pagamento pelo bem ao invés de dinheiro, bens equivalentes que poderão ser unidades prontas, no caso da construção de um empreendimento.

 

Contrato merece atenção especial no caso de permuta de imóveis

É fundamental tomar cuidado com o contrato no caso da permuta de terreno e outros bens. Nesse caso, o contrato precisa ser executado por meio da escritura pública. Nela, deverão estar descritos quem fará o pagamento dos tributos e a data que os bens serão entregues. Tais cuidados são fundamentais para ambos os lados.

Como toda aquisição de imóveis, no caso da permuta não é diferente é a burocracia também incide nesse caso. Ao fazer a escritura, uma das partes ou as duas precisarão arcar com o montante entre 4% e 6% do valor do imóvel.

 

Isenção do imposto de renda é uma vantagem na permuta de imóveis

A grande vantagem nesse caso está na isenção do imposto de renda. O tributo aqui na permuta não é cobrado, porque os imóveis que são submetidos a permutas têm o mesmo valor monetário. Contudo, o que não é positivo é o fato de existir a sobrevalorização dos imóveis.

Dentro da permuta, é possível ainda que os proprietários troquem imóveis de valores diferentes, porém será preciso pagar a diferença.