BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

Blog » Transformando o conforto acústico dos ambientes em casas ou apartamentos

Publicado na Quinta, 04 de junho de 2020, 12h07
Transformando o conforto acústico dos ambientes em casas ou apartamentos

Quem nunca passou pela experiência de entrar em uma sala vazia, uma casa recém construída ou até mesmo um apartamento recém entregue e pôde sentir o eco da sua voz? Para as crianças, então, isto é pura diversão! Em um local vazio, os passos se tornam mais barulhentos, qualquer mover no ambiente pode se tornar um som maior que o esperado.

Talvez você fique imaginando como poderia transformar seu ambiente de trabalho ou sua residência de forma a melhorar o desempenho acústico, atenuando a propagação do som e reduzindo o nível de ruídos. Para quem mora em condomínios, esta é uma preocupação ainda maior e boas dicas são sempre muito válidas!

Quais as pequenas alterações que você pode fazer em seu ambiente de trabalho ou na sua residência para trazer maior conforto acústico? 

Bem, primeiramente precisamos entender como se propaga o som. É importante se lembrar que o som é uma energia mecânica que se movimenta nos ambientes por meio de ondas. A oscilação das ondas sonoras ocorre em movimento de vai e vem.

Existem algumas estratégias que podem trazer uma melhora à absorção dos sons e ruídos, “quebrando” a oscilação destas ondas sonoras. Observe, por exemplo, uma sala de cinema ou os grandes teatros, cheios de poltronas, cortinas com tecidos pesados. Não é nítida a excelente acústica e absorção dos sons neste ambiente?

Para a melhora da absorção dos ruídos aéreos, alguns elementos de arquitetura e decoração podem ser usados. Em especial em ambientes mais amplos, a presença de alguns elementos ajudam em muito na atenuação acústica. Você pode investir neles com este objetivo e, de quebra, deixar a decoração do seu ambiente ainda mais atrativa.

- Plantas: alteram e melhoram a acústica dos ambientes porque suas partes, composta por “materiais diferentes”: folhas, talos, ramos, terra, madeira, cascas, fibras. Todos estes componentes da planta diminuem o tempo de reverberação do som. Geralmente elas estão associadas a vasos ou cachepôs, que também complementam esta função.

- Cortinas: Facilitam que as ondas sonoras “penetrem” neles, proporcionando absorção de som e não a sua propagação. Quanto mais grosso for o tecido das cortinas, por exemplo, maior a absorção. Você pode investir em dois tecidos em janelas de quartos, sendo um tecido mais leve e um blecaute, que costuma ser mais grosso e pesado. As persianas de tecido também podem ser uma opção interessante.

- Quadros – Molduras e quadros ajudam a amortecer sons, em especial se forem também feitos de tecidos ou madeiras.

- Tapetes – Seguem a mesma lógica dos tecidos em geral, quanto mais grossos, melhores também para a absorção, além de trazerem um charme todo especial a qualquer ambiente.

- Papel de parede ou adesivo – São excelentes elementos filtrantes do som, auxiliando na absorção dos sons, em especial se forem texturizados e mais grossos.

- Variedade de pufes, almofadas, poltronas e sofás -  Como já mencionado, tecidos em geral são muito úteis, além de serem muito úteis. Caso necessite de um reforço maior na atenuação acústica, opte por estes elementos. A diferença é gritante em relação a ambientes sem estes elementos.

- Carpete – Apesar de não serem tão práticos para a manutenção, carpetes são muito bem vindos em ambientes comerciais onde mais pessoas trabalham. Eles facilitam não só a absorção dos barulhos da movimentação (caminhada, rodinha de cadeiras), como também proporcionam maior conforto acústico para ruídos aéreos.

 

E aí? Gostou das dicas? Aproveite e transforme o seu ambiente!