BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

» Decoração: como ter estilo moderno e clássico ao mesmo tempo em sua casa

Decoração: como ter estilo moderno e clássico ao mesmo tempo em sua casa
Publicado em 02/Set/2020
Sem Categoria

Veja 7 dicas incríveis de como mesclar os dois estilos e comece agora a decorar a casa dos seus sonhos!

 

O estilo clássico e o moderno possuem muitas diferenças e ao mesmo tempo muitas semelhanças também. Permitindo que eles sejam adotados simultaneamente em decorações, originando um novo estilo: o clássico moderno.

O estilo clássico moderno de decoração está entre as principais tendências da moda. Ele é super adaptável a diferentes ambientes e agrada a maioria das pessoas. 

Se você sonha em ter essa fusão de decoração na sua casa, confira agora nossas 7 dicas incríveis e torne tudo realidade:

Misture móveis clássicos com móveis modernos

Os móveis clássicos são característicos pelo uso de madeira nobre, pela curvatura, ornamentação e riqueza de detalhes. Eles trazem sempre um ar de requinte e luxo.

Já os móveis modernos possuem linhas retas e padrões geométricos, priorizando a funcionalidade e o minimalismo.

Juntando os dois estilos de móveis em um ambiente só você terá o melhor dos dois mundos. O resultado será uma decoração que foge tanto do exagero quanto do trivial.

A dica é criar os espaços com a maioria dos móveis seguindo o estilo moderno e investir em apenas uma  peça clássica. Ela já marcará presença, transformando a sua decoração.

Invista em contraste de texturas

As texturas clássicas e modernas também são significativamente diferentes. O estilo moderno apresenta texturas lisas, mais clean, enquanto que o clássico apresenta mais texturas pesadas e aveludadas.

Para conseguir uma decoração clássica moderna, está permitido brincar com essas texturas. Você pode planejar um ambiente todo limpo e incluir uma cortina longa de veludo, por exemplo.

Ou utilizar mais um mobiliário texturizado enquanto mantém tapetes, cortinas e paredes em um estilo liso e simplificado.

Faça jogos de luz

Não é novidade que a iluminação é essencial para incrementar a decoração da casa. É ela quem define o clima que os ambientes podem transmitir. Para combinar os dois estilos a dica é utilizar diferentes tonalidades de luz.

No estilo clássico, predominam luzes mais amareladas que trazem aconchego e tranquilidade. Já no moderno, as luzes são mais claras/brancas, deixando os ambientes mais ativos e convidativos.

Em um mesmo ambiente, você pode utilizar os dois tipos.

Fica um contraste interessante utilizar uma iluminação principal branca mantendo a funcionalidade da casa. E utilizar as luzes amarelas para iluminar móveis ou peças específicas.

Se seu estilo é mais limpo, sem tanto contraste, use um tom de luz para cada ambiente.

No seu local de descanso (quarto, sala de estar) prefira os tons amarelados. Já onde você precisa estar atento (cozinha, escritório) aposte em luzes claras.

Brinque com as linhas e a simetria

O moderno pede linhas super retas em ambientes assimétricos. Aqui as apostas vão em móveis, tapetes e acessórios geométricos usados em ambientes sem um alinhamento padrão.

O clássico prefere linhas curvas em ambientes simétricos. Usando móveis e peças repletos de curvaturas expostos em espaços alinhados, com lateral e centro bem definidos.

Juntando ambos, você consegue quebrar esses padrões e ainda ter um ambiente decorado lindamente. É possível usar móveis curvados em ambientes assimétricos ou também móveis retos em ambientes perfeitamente alinhados.

Brinque com a paleta de cores

As cores também são essenciais no processo decorativo. No estilo clássico, predominam os tons metais, marrons e brancos. Já o moderno prioriza tons naturais, como o preto, branco, cinza e marrom).

O clássico também foge de cores vibrantes, preferindo vinho, verde-escuro ou azul-marinho. Enquanto o moderno ama cores primárias vibrantes (azul, vermelho, amarelo).

Para unir ambas as ideias sem transformar sua casa em um carnaval, aposte em ambientes monocromáticos preferencialmente em tons claros. Assim seu espaço parecerá maior e mais iluminado.

Brinque com as cores para dar um toque especial na decoração. Mesclando tanto os tons mais escuros do clássico com a vibração do moderno.

O importante é incluir peças específicas nessas cores, fugindo dos exageros.

Invista em peças clássicas imponentes

Por ser tão rico em detalhes, as peças clássicas são bem marcantes. Então, facilitará a sua decoração se você priorizar o moderno e incluir apenas alguns móveis ou acessórios que remetam ao antigo.

São inúmeras possibilidades. Você pode apostar em uma sala de estar minimalista e colocar apenas uma cadeira Luis XV que o ambiente irá se transformar por completo.

Outra ideia é apostar em um quarto com móveis totalmente modernos e trabalhar com um grande quadro de paisagens naturais e moldura detalhada, marco do estilo clássico.

Atente-se à proporcionalidade

Para colocar em prática a dica anterior com sucesso, lembre-se de respeitar o espaço disponível na sua casa.

As peças clássicas costumam ser mais grandiosas e própria para ambientes amplos com pé direito alto. Então, opte por móveis e acessórios menores para não comprometer a funcionalidade da casa e a beleza da decoração.

Com todas essas dicas você está pronto para criar uma decoração clássica moderna. Comece agora juntando o melhor dos dois estilos e deixe sua casa do jeito que você sempre quis.