BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

» Dicas para decorar casas pequenas

Dicas para decorar casas pequenas
Publicado em 15/Set/2020
Sem Categoria

Nunca ter a casa aconchegante foi tão importante. Se antes alguém não dava muita importância a isso, hoje, com certeza, essa pessoa percebeu como é fundamental fazer de nossa casa o lugar ideal para se estar.

E pensando em você, que só agora percebeu que poderia deixar a sua casa muito mais aconchegante, preparamos esse artigo, com dicas simples, para deixar seu cantinho super bacana.

E não pense que é preciso ter uma casa chic e enorme para deixá-la fofa, confira como alguns truques simples podem transformar qualquer espaço.

Invista em espelhos

Se a sua casa é muito pequena saiba que espelhos bem colocados podem dar uma ajudinha nisso, funcionando como um ótimo aliado e podem ser adquiridos a valores relativamente baixos, claro, dependendo de seu tamanho.

Só tenha cuidado onde irá colocar o espelho, não esquecendo do que veremos no reflexo.

Cores claras

Se não gosta de deixar as paredes brancas, não tem problema algum pintá-las, porém, a dica é acertar na escolha da cor da tinta, lembrando que cores claras garantem uma percepção visual de que o espaço é maior. Assim, vale apostar em tons pastel como rosa, azul palha ou cinza, que está em alta.

E, de preferência, invista em uma parede pintada, para dar profundidade, destacar o ambiente e não passar a sensação de diminuir o ambiente.

Invista em móveis menores

Como nas casas ou apartamentos pequenos os espaços são bem menores, procure manter tudo o mais funcional possível, e o minimalismo pode ajudar nisso.

O minimalismo trabalha com peças em formatos retos, sem muitos detalhes, e geralmente são compostas por uma paleta de cores mais neutra.

Procure ter só móveis com alguma funcionalidade, evitando passar a sensação de casa ainda menor. E quanto menos espaço ocuparem mais sensação de amplitude e leveza a casa terá.

Em casas muito pequenas, o menos é sempre mais.

Aposte em cortinas

As cortinas não só protegem contra a claridade, como garantem mais privacidade, e também podem passar a sensação de amplitude do ambiente.

Só procure investir em tecidos leves, como o linho, seda e algodão e, no caso do local receber muita luz externa, vale apostar em um blecaute por baixo.

E escolha uma que vá do teto ao chão, alongando a percepção visual.

Por fim, aposte em um tom mais próximo possível ao tom da parede, para mais uniformidade. 

Luzes estratégicas

Uma boa iluminação pode fazer maravilhas em qualquer ambiente, e em ambientes pequenos, a dica é optar por uma iluminação funcional. Assim, além de um ponto central, clariando o ambiente como um todo, vale distribuir a luz em determinados locais.

Utilize a luz estrategicamente, construindo climas diferentes e/ou ressaltando algum cantinho em especial, brincando com os efeitos diretos e indiretos.

Assim abuse de abajures, luminárias e spots no teto.

Destaque uma parede

Destacar uma parede, com um tom diferente das demais (a dica é apostar em branco no todo e um tom neutro e claro na parede destacada).

Mas também vale apostar em imitações de texturas, desenhos geométricos, padrões como poás, listras, florais em estilos clássicos ou mais ousados.

Explore as paredes

É preciso encarar as paredes todas como aliadas, não só as da sala, mas de corredores, e apostar em nichos, prateleiras e estantes, ajudando a acomodar todos os objetos com muito estilo.

E quando pregar quadros, não esqueça de acertar na altura, não colocá-los nem muito altos, nem muito baixos, para não passar a sensação de diminuir ainda mais o ambiente.

Não se esqueça do banheiro

O banheiro pode ser pequeno e, mesmo assim, ter estilo, O que não falta na internet é inspiração para decorar banheiro pequeno. Vale apelar para prateleiras, renovação das cores e, claro, uma iluminação legal, que podem fazer toda a diferença.

E se apostar em pintar os gabinetes ou renovar os metais, verá que mudará completamente o visual do banheiro.

Cozinha prática

Sem dúvida, a cozinha é o coração da casa, nela as pessoas costumam se reunir para fazer as refeições e conversar.

Mesmo pequena, a cozinha pode virar um local bem descolado e aconchegante.

Uma dica para deixá-la mais charmosa é procurar pendurar utensílios do dia a dia, como talheres e panelas. Além de enfeitar, vai deixá-los mais à mão.

E também, para não deixar a cozinha muito apertada, vale apostar em uma mesa dobrável com banquetas, que podem ser guardadas em um outro espaço após o uso.

Aposte em prateleiras para mantimentos e utensílios, caprichando nas peças decorativas.

Se tiver botijão de gás, se não puder escondê-lo em um armário, aposte em capinhas ou biombos.

Se sobrar parede, a dica é investir em uma hortinha vertical, com seus temperinhos do dia a dia, plantar ervas aromáticas e verduras, deixando um cheirinho bom no ambiente além de garantir alimento fresquinho a todo momento. 

Área de serviço

Esse espaço costuma ser bem complexo, não reserve-o para a bagunça. Deixe-o o mais funcional possível, organizando todos os itens: use cestos para acomodar a roupa suja e varais suspensos para aproveitar o espaço aéreo.

Aposte em ganchos para deixar itens como vassouras, pá de lixo e tábua de passar em ordem, pendure tudo que puder, livrando o chão e diminuindo a sensação de espaço pequeno.

E, se o gás de botijão estiver na área, aproveite as mesmas dicas acima.

E se não der para fazer a hortinha na cozinha, faça nesse espaço, aproveitando a ventilação e claridade.