BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

» Decoração rústica: Como incluir em seu imóvel?

Decoração rústica: Como incluir em seu imóvel?
Publicado em 16/Out/2020
Sem Categoria

A decoração rústica há um bom tempo, deixou de fazer parte apenas de casas de campo e fazendas para invadir as grandes cidades e seus luxuosos imóveis. Isso porque, ainda que tenha toques simples e rudimentares, é possível incluí-la em diversos ambientes e deixá-los ainda mais aconchegantes e confortáveis. É fato que muitas pessoas buscam conforto em casas de campo nos finais de semana, mas para muitos deixar a cidade não é uma opção. Sendo assim, incluir a decoração rústica em seu lar é uma forma de trazer um pouco do bem-estar do interior para seu dia a dia. Por isso, no post de hoje vamos dar todas as dicas para te ajudar a criar o espaço ideal com a decoração rústica. Vamos lá?

Entendendo as características do estilo rústico

Para criar um ambiente rústico em seu imóvel, veja algumas características que devem ser levadas em consideração:

·      A paleta de cores desse tipo de estilo é composta por tons de terra, cores pastéis bem claras e ainda o branco-sujo.

·      Os destaques de cores serão incluídos em detalhes dos tecidos, sendo indicado os florais, de algodão, patchwork, xadrez, entre outros.

·      Peças antigas são ideais para esse tipo de decoração, quanto maior a idade, melhor.

·      Móveis antigos também devem ser utilizados, sendo a principal característica a utilização da madeira maciça. Os sofás são grandes e confortáveis, cobertos com mantas e almofadas. Além disso, cadeiras de balanço são muito bem vindas.

·      Esqueça o verniz e peças em laca brilhante.

·      Aqui a imperfeição dos móveis é muito apreciada.

·      O piso de madeira é tradicional, assim como paredes de tijolinho à vista e vigas aparentes.

Como incluir o estilo rústico em seu imóvel?

Primeiro é preciso entender se você deseja reformar o imóvel para incluir detalhes como piso e paredes clássicos dessa decoração, ou se apenas irá mudar o estilo dos móveis e alguns detalhes. Isso porque, reformas estruturais em prédios exigem a autorização do condomínio, assim como se o seu imóvel for alugado é preciso solicitar autorização à imobiliária.

Agora, caso você ainda esteja em busca da casa ou apartamento ideal, certifique-se com a imobiliária se é possível realizar reformas futuras, pois assim você irá encontrar o imóvel perfeito para atender suas necessidades e desejos.

Pensado em todas essas questões, é hora de colocar a mão na massa. Veja abaixo algumas dicas para incluir o estilo rústico em seu lar.

Sala

Geralmente, a sala é o ambiente mais utilizado do imóvel, seja para ficar sozinho ou para receber amigos. Sendo assim, aposte em itens confortáveis, como um sofá de couro, almofadas grandes e mantas fofinhas. Além disso, a parede com tijolinhos aparentes ou até mesmo um papel de parede que imite esse efeito é uma boa maneira de mudar o visual do espaço. Não utilize apenas tons escuros, faça uma mescla com tons de areia, cinza e até mesmo branco para equilibrar o ambiente.

Cozinha

Você ainda pode misturar a decoração rústica com o estilo industrial, apostando em uma cozinha com piso de cimento queimado, eletrodomésticos em inox e uma parede com tijolinhos à vista brancos, por exemplo. Além disso, móveis de madeira de demolição tornam o ambiente rústico, mas com a leveza das cores claras. Você ainda pode incluir vasos com plantas para remeter ainda mais ao estilo do campo.

Quarto

Já o quarto, ainda que seja um ambiente mais íntimo, pode ser muito bem explorado. Inclua uma cabeceira de madeira, um espelho com moldura de madeira de demolição, o piso de madeira e móveis antigos. Aposte em roupas de cama com tecidos florais e tons de terra, como falamos anteriormente, pois assim é possível deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Varanda

Caso possua uma varanda, não se esqueça de introduzir uma leve decoração nesse espaço também. Tanto nos tons da parede quanto nos do piso, utilize tons mais quentes, para que criem uma harmonia com os objetos decorativos de madeira, ferro e cobre. Além disso, cadeiras de balanço com estofados florais formam uma ótima composição.

Plantas

Por fim, não se esqueça das plantas! Independente se você mora em casa ou apartamento, quando bem utilizadas elas se tornam aliadas à decoração e contribuem para sua qualidade de vida. Você pode colocá-las em vasinhos na mesa da cozinha, no quarto e até mesmo penduradas na sala, além de obviamente cultivá-las na varanda. Basta você escolher espécies adequadas para que possam ser cuidadas tanto dentro de casa, quanto ao ar livre na varanda.

E então, gostou das dicas? Lembre-se de criar um bom planejamento para conseguir atingir seu objetivo sem extrapolar o orçamento. Uma boa opção é criar uma lista com os itens que deseja incluir em ordem de prioridade, pois assim fica mais fácil de organizar seu cronograma. Por fim, foque no conforto e aconchego de seu lar para que você possa melhorar sua qualidade de vida cada dia mais.