BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9916-9626 (47) 9 9911-6667
Ligamos para Você
Imóveis BC
Imóveis BC
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

» Vale a pena investir em energia solar?

Vale a pena investir em energia solar?
Publicado em 13/Jan/2021
Sem Categoria

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável. Ela funciona utilizando a luz solar como sua fonte de energia, podendo ser aproveitada por diferentes tecnologias, como energia solar fotovoltaica, aquecimento solar e energia heliotérmica. O mais comum é associar energia solar com energia fotovoltaica, que nada mais é do que gerar energia elétrica com a luz do sol como fonte de energia primária.

Por ser uma opção relativamente nova no mercado e que está cada vez mais em ascensão devido aos debates de sustentabilidade, é comum surgirem algumas dúvidas, principalmente se o investimento vale a pena. Então, para descobrir acompanhe o post de hoje até o fim.

Quais são as principais características da energia solar?

Se você ainda está em dúvida, veja algumas características da energia solar:

·      Forma-se a partir da energia da luz do sol;

·      Pode gerar uma economia de até 95% no valor da conta de luz;

·      É uma energia renovável, alternativa e sustentável;

·      Vida útil de mais de 20 anos e baixa necessidade de manutenção;

·      Sua fonte de energia é gratuita, fazendo com que a geração seja mais barata;

·      Por não gerar resíduos é considerada uma energia limpa.

Como usar a energia solar?

São diversas formas que a energia solar pode ser utilizada, tanto para o desenvolvimento do país quanto para uso pessoal, sendo possível explorar toda a matriz de forma renovável, sustentável e econômica, para:

·      Aquecer a água;

·      Gerar energia elétrica;

·      Iluminação pública;

·      Sistemas de uso coletivo, como a geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Vale a pena investir em energia solar?

Investir em energia solar é uma ótima opção para todos os perfis. Isso porque, ela pode reduzir o valor da conta de luz em até 95%, além de proteger o usuário contra a inflação energética e bandeiras tarifárias, visto que a luz do sol é a fonte mais abundante do mundo. Vale lembrar ainda que ao investir em energia solar você garante ainda a valorização do imóvel, visto que uma casa que gera sua própria energia vale mais do que uma comum.

Quais são os benefícios da energia solar?

A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo, sendo renovável e limpa, visto que não emite poluentes ou utiliza matérias-primas escassas na natureza, como o petróleo. Além disso, ela possui simples instalação e manutenção, exigindo apenas uma limpeza periódica, ao contrário de outras fontes.

Vale lembrar ainda que sua matéria prima, a luz do sol, é praticamente inesgotável, como falamos, e gratuita, promovendo maior segurança e confiabilidade para os usuários. Um fato interessante, e que poucos sabem, é que a energia solar ainda contribui para a redução da poluição sonora, visto que o funcionamento é silencioso e discreto.

Justamente por ser extremamente tecnológica, a energia solar ainda é uma ótima opção para residências em áreas isoladas e fora de redes elétricas, como por exemplo fazendas. Isso porque, existem sistemas chamados de off-grid, que se utilizam da ajuda de baterias para armazenar toda a energia captada pelas placas, garantindo total funcionamento da energia mesmo em dias de chuva ou durante à noite.

Por fim, os sistemas são sustentáveis até mesmo em seu descarte, visto que podem ser reciclados com eficiência de até 97%, contribuindo ainda mais com o meio ambiente.

Então, como você viu, a energia solar promove diversos benefícios para o meio ambiente, sociedade e economia, valendo muito a pena o investimento. Então, em uma construção, além do projeto estrutural, que garante a estabilidade e segurança da estrutura, é preciso contratar uma equipe especializada para realizar a instalação dos painéis fotovoltaicos a fim de garantir pleno funcionamento e assim evitar dores de cabeça.